Quem somos

O Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo, é uma instância comprometida com a Educação Infantil e com o acesso e o atendimento de qualidade às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, nos sistemas de educação, com ênfase no sistema público, no município de São Paulo. É aberto a participação da sociedade civil e ao debate público e democrático, com caráter suprapartidário e interinstitucional.

Por qualidade, entendemos a garantia do cumprimento dos direitos das crianças em viver plenamente sua infância e ter acesso ao patrimônio cultural da humanidade.

Concebemos as crianças como seres ativos desde seu nascimento, que buscam dar sentido às experiências que vivem, sendo co-construtoras de conhecimento, identidade e cultura. Portanto, as propostas destinadas à elas devem reconhecer sua singularidade, bem como da comunidade em que vivem.

A educação infantil precisa ser aberta, flexível e considerar as manifestações de todos os sujeitos – adultos e crianças – que ali convivem. Acreditamos em uma educação que forme para a democracia e que considere a diversidade. Deve ser um espaço de não silenciamento e respeito a criança em seus direitos sociais e humanos.

Defendemos um currículo que proporcione as crianças experiências significativas nas várias linguagens (verbais, não verbais, corporais, artísticas, científicas) sem prejuízo de seu direito a brincar e  ser feliz nas instituições.

Nesse sentido, nos posicionamos contrariamente a propostas pedagógicas que reforçam um modelo adultocêntrico pautado nas práticas tradicionais recorrentes no ensino fundamental, ou em práticas orientadas apenas para a guarda e os cuidados físicos, referenciadas em modelos domésticos. Defendemos uma pedagogia para a infância que reconheça a especificidade desse nível de educação tanto nas práticas cotidianas, quanto na formação dos profissionais, na relação com as famílias, na estrutura e no funcionamento das instituições.

Defendemos ainda a integração das diferentes áreas de atuação da infância, participando ativamente do coletivo “Nenhum bebê em deposito!”  

Nosso email: femeisp@gmail.com

Comissão Gestora do FEMEISP:

Ana Maria Mello – Faculdade Educação USP

Edilene de Cassia Fevre Zambrana – Diretora de EMEI SME SP

Marcia Azevedo– Supervisora Creches USP

Maria Aparecida Guedes Monção – Professora Universitária FMU, UNICID e UMC

Marta Lúcia da Silva – NEGRI – Núcleo de Pesquisa: Relações de Gênero, Raça e Idade/ PUC-SP

Miriam Marcolino dos Santos – Professora Educação Infantil e Ensino Fundamental SME SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s